atuação padagogica
1 INTRODUÇÃO
A inclusão escolar é uma necessidade na educação básica, tendo em vista a demanda em atender pessoas portadoras de necessidades especiais que as impossibilitam de desenvolver suas atividades precisando de adquações dos obstáculos impercebidos pela sociedade.
A construção do conhecimento das formas de inclusão são frutos dos diversos relatos de educadores, e também outros profissionais que questionaram sobre a melhor forma de oferecer ensino de qualidade contemplando essa clientela. Estes relatos de experiências faz nos refletir na metodologia educacional, na adequação de espaços, na criação de instrumentos, e sobretudo trouxe propostas de políticas públicas de inclusão.
O presente trabalho expõe relatos sobre a inclusão que veio para ficar apresentando a experiência do docente no cotidiano escolar, a importância da presença da família, a participação efetiva da gestão escolar, que elabora mediadas de atendimento as diversas modalidades de deficiências e também da comunidade.
2 DESENVOLVIMENTO
A educação inclusiva avança cada vez mais em nosso país, bem como os avanços nas politica públicas e também na sociedade, sabe-se que existem inúmeros questionamentos sobre a forma como se desenvolvem os trabalhos com alunos portadores das mais diversas necessidades especiais em todo território nacional inclusos na educação básica na rede pública.
Dos diversos questionamentos pode-se citar a reportagem da revista Carta Fundamental onde a matéria se intitula: “Eles vieram para ficar.” O próprio título nos leva a uma reflexão filosófica no sentido de existir, uma vez que estamos no mundo aqui ficaremos e desenvolveremos o ciclo da vida, e também uma garantia Constitucional no seu artigo 5º - todos são iguais perante a lei.
Sabe-se também que essa igualdade se depara com fatores reais da vida que diferem os seres humanos, e sempre se questiona o que pode ser feito para diminuir as