ATUAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA E NEUROFEEDBACK
Nesse ponto, o profissional da neuropsicologia pode contar com instrumentos que visam uma avaliação detalhada e objetiva das principais funções mentais como a atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico, planejamento, percepção visual, capacidade aritmética, etc. Para isto, são utilizados testes específicos, além de questionários e inventários aplicados por profissionais experientes. Tais instrumentos permitem identificar cada aspecto das queixas, sejam elas oriundas dos próprios pacientes ou solicitados por outros profissionais. Com os resultados obtidos nesse processo, os profissionais envolvidos no processo podem obter uma visão de compreensão maior acerca dos sintomas apresentados, o que contribui para o processo diagnóstico e por consequente, para os devidos tratamentos. Os resultados têm caráter qualitativo e quantitativo.
Neurofeedback: O desenvolvimento tecnológico vem permitindo o surgimento das mais avançadas técnicas de abordagem do funcionamento cerebral em um nível nunca visto antes. Entre as mais modernas e promissoras tecnologias para análise e modulação da mente, se destaca o Neurofeedback. O equipamento de Neurofeedback consegue detectar os padrões de ondas cerebrais e redirecioná-los para otimização do equilíbrio e potenciais cerebrais.
O Neurofeedback estimula as habilidades naturais do cérebro, regenerando e desenvolvendo suas potencialidades (Estimula a ativação de áreas hipoativadas e minimiza áreas hiperativadas). Desta forma,