Atuação do psicologo na LBV
CURSO:
PSICOLOGIA
ANA CRISTINA LAENDER
GISLEANE CORDEIRO
LARISSA RIOS
ATUAÇÃO DOS PSICÓLOGOS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA
TEÓFILO OTONI
2014
ANA CRISTINA LAENDER
GISLEANE CORDEIRO
LARISSA RIOS
ATUAÇÃO DOS PSICÓLOGOS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA
Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Psicologia
Orientador: Professor Carlos Schütte Jr
TEÓFILO OTONI
2014
ILPS – INTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA
O envelhecimento populacional é uma conquista da humanidade, mas apresenta desafios a serem enfrentados pela sociedade e os formuladores de política. Em nível mundial, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais cresce de forma mais rápida que a de outras faixas etárias. Esperam-se que em 2050 haja dois bilhões de idosos, 80% deles nos países em desenvolvimento. A população de 80 anos ou mais é a que mais cresce e poderá passar dos atuais 11% para 19% em 2050.
A família brasileira tem se modificado com a modernização da sociedade. A inserção da mulher no mercado de trabalho, os contraceptivos, a redução do tamanho das famílias e a falta de tempo na vida atual vêm modificando a relação do cuidado. Somada a essas mudanças, a escassez de alternativas para as famílias manterem seus velhos em casa e a questão dos idosos sem referência familiar têm impulsionado a demanda por internações.
O surgimento de instituições para idosos não é recente. O cristianismo foi pioneiro no amparo aos velhos: "Há