Atuação do biomédico na coleta de materiais biologicos
Atuação do biomédico na coleta de materiais
O profissional biomédico está apto a realizar toda e qualquer coleta de amostras biológicas para realização dos mais diversos exames, como também supervisionar os respectivos setores de coleta de materiais biológicos de qualquer estabelecimento que a isso se destine.
As amostras podem ser:
-Excreções
-Secreções
-Líquidos
-Fragmentos de tecidos
1 - Coleta de amostras biológicas para realização de exames.
Coleta de Urina – Procedimento básico:
- Utilizar o kit fornecido pelo laboratório com instruções específicas.
- Fazer uma higiene íntima rigorosa em sua casa, usando sabonete e água; enxaguar bem com água abundante e secar bem com uma toalha limpa.
- Coletar a primeira urina da manhã ou 2 horas após a última micção.
- Desprezar o primeiro jato da urina no vaso sanitário, coletar no copo descartável o jato do meio, mais ou menos (até a metade do copo) desprezando o restante da micção no vaso sanitário.
- Imediatamente, passar a urina do copo para o tubo, até preencher totalmente, fechar e muito bem e identificar com seu nome completo, Encaminhar ao laboratório.
Urina de 24horas
Muito usado para identificar hormônios e outras substâncias presentes na urina, esse tipo de exame precisa de especial atenção, uma vez que qualquer erro na coleta provoca erro no resultado.
-O primeiro passo é colher a urina sempre em frascos fornecidos pelo Laboratório.
-Despreze a primeira urina da manhã, marque bem a hora em que isso aconteceu e passe a colher as seguintes do dia e a noite, se tiver.
-Colha a primeira urina do dia seguinte, na mesma hora em que desprezou a primeira do dia anterior.
-O material todo pode ser armazenado num mesmo frasco, mas é fundamental que seja colhido o volume integral de cada micção e não apenas parte. Perder uma micção nesse intervalo de tempo também acarreta erros nos resultados das dosagens.
Tipos de exames