Reações químicas - procedimentos 4 e 6
Colocou-se em um tubo de ensaio cerca de 2 mL de solução de água oxigenada e acrescentou-se 2 gotas de ácido sulfúrico (H2SO4) 3,5 mol.L-1. Posteriormente, adicionou-se, gota a gota uma solução de KMnO4 0,02 mol.L-1.
Resultados e discussão Nesse procedimento analisou-se o comportamento de uma reação de oxirredução até haver excesso de um reagente.
Com a adição de ácido sulfúrico não se observa nenhuma mudança macroscópica, permanecendo uma solução incolor, mas agora de meio ácido.
Adicionando, vagarosamente, a solução de KMnO4, percebe-se que sua cor inicial é roxa e ao entrar em contato com a solução do tubo, que é incolor, a nova solução também se torna incolor e se observa a existência de bolhas, evidenciando a formação de gás, o oxigênio, segundo a reação balanceada: 5 H2O2(l) + 2 MnO4- (aq) H+ 2 Mn2+(aq) + 5 O2(g) + 2 H2O(l) + 6 OH-(aq) Continuando a adição de KMnO4, a solução vai deixando de se transformar de roxa em incolor e permanece roxa. Essa não alteração de cor, que é característica do KMnO4, indica que não há mais o reagente H2O2 e todo excesso de KMnO4 adicionado apenas se dissociará na solução, que se manterá roxa.
Procedimento 6 Colocou-se em um tubo de ensaio, úmido, cerca de 1 mL da solução de iodo em hexano 0,1% p/v e se agitou o tubo, após adicionar um pedaço de palha de aço.
Resultados e discussão Nesse procedimento analisou-se a ocorrência de uma reação de oxirredução, onde ambos os reagentes partiram de um estado de oxidação igual a 0. A solução de iodo em hexano, inicialmente, é rósea, devido à presença do I2. A presença da palha de aço (Fe) na solução, seguida de agitação, muda a cor da solução de rósea para incolor, caracterizando a redução do iodo à íons iodeto, que são incolores e a formação de um composto solúvel em água, já não há precipitado. Segue a reação balanceada:
I2(l) + Fe(s)