ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA
maria das dores silva do nascimento sheila lima da silva
ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA.
Santaluz - Ba
2014/1
MARIA DAS DORES sheila lima da silva
construção da politica de assistência social e as funções da proteção social especial.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a equipe do 5° semestre de 2014/1.
SantaLuz - Ba
2014/1
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é abordar a atuação do Assistente Social Frente ao Código de Ética, a história recente da sociedade brasileira, polarizada pela luta dos setores democráticos contra a ditadura e, em seguida, pela consolidação das liberdades políticas, propiciou um arica experiência para todos os sujeitos sociais. Valores e práticas até então secundarizadas (a defesa dos direitos civis, o reconhecimento positivo das peculiaridades individuais e sociais, o respeito à diversidade, e etc.) adquiriram novos estatutos, adensando o elenco de reivindicações da cidadania. Particularmente para as categorias profissionais, esta experiência ressitou as questões do seu compromisso ético-político e da avaliação da qualidade dos seus serviços. Nestas décadas, o serviço social experimentou, no Brasil, um profundo processo de renovação. Na intercorrência de mudanças ocorridas na sociedade brasileira com o próprio acúmulo profissional reconhecida academicamente e legitimada socialmente.
Este processo que conduziu à consolidação profissional do Serviço Social materializou-se em conqueistas teóricas e ganhos práticos que se revelaram diversamente no universo profissional. No plano da reflexão e da normatização ética, o Código de Ética Profissional de 1986 foi uma esxpressão daquelas conquistas e ganhos, através de dois procedimentos: negação