Atuação da psicologia ambiental
ARQUITETURA E URBANISMO
THAMIRES DEBIASI BAGGIO
ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA AMBIENTAL
CRICIÚMA, 05 DE NOVEMBRO DE 2008
THAMIRES DEBIASI BAGGIO
ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA AMBIENTAL
Trabalho da disciplina de Psicologia do Curso de Arquitetura e Urbanismo da universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
Prof.º Teresinha Maria Gonçalves
CRICIÚMA, 05 DE NOVEMBRO DE 2008
Atuação da psicologia ambiental
A Psicologia Ambiental é uma sub-área da Psicologia que se interessa pelo homem em seu contexto físico e sócial. Tem como objetivo o estudo das inter-relações daí provenientes, considerando aspectos individuais e coletivos de tais interações.
Como um dos primeiros estudiosos, o psicólogo kurt Lewin analisou a relação entre ser humano e o ambiente construído e o natural, com o objetivo de determinar a influência que o meio ambiente exerce sobre as pessoas, as relações que com ele estabelecem, o modo como as pessoas agem, reagem e se organizam conforme o meio em que vivem. Ou seja,o efeito do ambiente sobre o comportamento humano não é analisado de forma isolada ou unidirecional, considera-se o contexto em que ele ocorre. Enfatiza-se a relação recíproca, tanto o ambiente influencia o comportamento, quanto é influenciado por ele. Como ressaltou E. Hall,(1966, pp. 166-167) em seu Livro, A dimensão oculta: “O homem e suas extensões constituem um sistema inter-relacionado. É um erro agir como se os homens fossem uma coisa e sua casa, suas cidades, sua tecnologia, ou sua língua, fossem algo diferente. Devido à inter-relação entre o homem e suas extensões é conveniente prestarmos uma atenção bem maior ao tipo de extensões que criamos (...). Como as extensões são inanimadas, é preciso alimentá-las com feedback (pesquisa), para sabermos o que está acontecendo, em particular no caso das extensões modeladoras ou substitutivas do meio ambiente natural.”
O estudo da inter-relação entre ambiente e indivíduo, geralmente exige