Atuaria
As ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiras e econômicas, principalmente na administração de seguros e pensões.
Metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados, num contexto empresarial;
Área de conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em demografia, economia, administração, contabilidade, matemática, finanças, estatística (probabilidade) e direito são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.
Atuário é aquele profissional especializado em risco: baseia suas metodologias mais tradicionais em teorias econômicas, envolve suas análises numa forte manipulação de dados, num contexto empresarial.
Risco é a incerteza sobre um evento futuro.
Conceito de risco moral possibilidade de que um agente econômico mude seu comportamento de acordo com os diferentes contextos nos quais ocorre uma transação econômica.
Quem é o agente econômico? Pessoa ou entidade que toma uma decisão econômica.
Quanto maior a incerteza sobre determinado evento futuro, maior a chance do evento esperado não acontecer, maior o risco de não se obter um resultado esperado.
Pouca incerteza = mercado financeiro considera um investimento de baixo risco.
Muita incerteza = mercado financeiro considera um investimento de alto risco.
O risco é um subproduto do desenvolvimento das atividades.
Risco Atuarial É o risco advindo da utilização de métodos e premissas atuariais inadequadas, como:
Mortalidade; Longevidade; Invalidez; Inflação; Liquidez, etc.
Gerenciamento do risco atuarial tem como objetivo assegurar os padrões de segurança econômico-financeira, com fins específicos de preservar a liquidez, a solvência e o equilíbrio dos planos de benefícios administrados pelas EFPC (Entidade Fechada de