Atuaria
Atuária: Carreira, Evolução e Aplicações
Capítulo 7 Atuária: Carreira, Evolução e Aplicações
>> O Atuário O atuário já foi o escriba encarregado de fazer os discursos pronunciados no Senado, o cronista dos feitos de guerra, o responsável por escrever os atos do Governo, copista, secretário, tabelião, notário, agrimensor. Sem a menor noção de probabilidade, os romanos já tinham naquela época a visão bem nítida do que seria uma renda vitalícia, válida durante a vida, diferenciando-a da renda perpétua, válida para sempre. A incerteza que caracteriza a vida das pessoas em termos de espaço e tempo, foi desde o início a razão de ser do atuário e, por conseqüência, da Matemática Atuarial.
Capítulo 7 Atuária: Carreira, Evolução e Aplicações
>> O Atuário
Ciências atuariais é o ramo do conhecimento que lida com matemática de seguro, incluindo probabilidades, usada para garantir que os riscos sejam cuidadosamente avaliados, os prêmios sejam estabelecidos adequadamente pelos classificadores de risco e a provisão para os pagamentos futuros de benefícios seja adequada. O atuário é considerado uma das profissões do futuro. Apesar do crescimento da importância e da procura por profissionais de Ciências Atuariais, ainda hoje a profissão é pouco conhecida pelo público.
Capítulo 7 Atuária: Carreira, Evolução e Aplicações
>> O Atuário
Segundo o Decreto-lei nº 806, de 4/9/69, o atuário é o técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas. O atuário é o profissional academicamente capacitado para solucionar as questões relativas às aplicações de seguros mediante a aplicação da Ciência Atuarial.
Capítulo 7 Atuária: Carreira, Evolução e Aplicações
>> O