Atualizado
ASHLEY SOUTO
GABRIELA DE OLIVEIRA
LIDERANÇA
PORTO ALEGRE
2015
Liderança pode ser definida como a arte de transformar um grupo de pessoas em uma equipe em busca de obter resultados positivos para uma organização, que venha a beneficiar todos no final. Esses resultados só serão alcançados se nessa mesma equipe haver uma pessoa que passe um bom exemplo e dê motivação, e assim surgirá entusiasmo e cumplicidade entre os integrantes da equipe, fazendo com que eles tenham compromisso e vontade para alcançar os objetivos propostos. E essa pessoa, é claro, é o líder. O líder tem o papel de atrair seguidores e influenciar de forma positiva o comportamento e a mentalidade dos mesmos, mas dependendo de como isso será executado, pode ser uma influência negativa. A pessoa que tem essa habilidade, acaba se destacando tanto na vida profissional como na vida pessoal.
Essa liderança pode surgir de forma natural, isso acontece quando a pessoa se destaca no meio do grupo, seja pela sua capacidade técnica, o compromisso que mantém com aquilo que deve ser feito, ou por falar a língua de seus colegas, tendo empatia pelos mesmos, já que estão no mesmo lugar, e assim acaba obtendo a confiança e respeito dos que estão ao seu redor, por ser uma pessoa exemplo e saber lidar com as situações. Essa liderança chama-se “liderança informal”. Mas como todas as coisas, ela também tem o seu lado ruim. Alguns desses líderes informais aproveitam esse seu espírito de liderança para vir a influenciar de forma negativa os outros colaboradores da empresa e divulgar as insatisfações pessoais dos mesmos por fofocas, e acabam também boicotando projetos e o baixo comprometimento dos colegas.
Também temos a “liderança formal”, onde uma pessoa é oficialmente designada e qualificada para aquela tarefa. Muitas vezes, podem acontecer conflitos entre os líderes, caso tenham a visão muito diferente. A equipe tem a lealdade dividida entre os dois líderes. Ao líder formal