Artigo
DIRETORIA DE ENSINO
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO
LABORTÓRIO DE GESTÃO 1
PROF. CARLOS NEYMER F. NUNES
Questões:
1. Quais as inovações a FIAT apresenta ao mercado?
2. Faça uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) da Cia?
3. Quais as ferramentas de gestão da qualidade a FIAT utiliza?
4. Destaque as estruturas, modelos e processos utilizados pela FIAT?
Estruturas: A empresa possui uma estrutura voltada para a certificação das competências dos trabalhadores e funcionários.
Basicamente a estrutura é formada por três setores:
Gestão do conhecimento: os profissionais desse setor atuam na área industrial no setor operacional. Esses profissionais se distribuem nas áreas de fabricação: prensas, funilaria, pintura, montagem final, mecânica.
Antenas do conhecimento: são 34 profissionais trabalhando em part time, ou seja, trabalham exclusivamente para desenvolver essas atividades de avaliação por processo simultaneamente as dos setores onde se encontram.
Avaliação de competências: essa avaliação é dirigida pela liderança da empresa podendo ser uma fonte de controle de coerção. Essas avaliações serem para comprovar na prática o conhecimento adquirido em cursos através de aplicação de técnicas.
Modelos:
Fábrica integrada: possui duas características uma é a aplicação do conceito de fornecedor e cliente que possibilita melhorias contínuas na produção e a implantação das Unidades Tecnológicas Elementares (UTEs) que coexistem- no mesmo tempo e no mesmo espaço- os setores de manutenção e qualidade.
A implantação do programa de qualidade que investe em treinamentos e introdução de ferramentas junto aos diversos mecanismos de participação consentida para garantir que os trabalhadores alcancem metas e objetivos da empresa.
Processos:
Processo de racionalização foi criada uma terceirização dentro do grupo, ou seja, uma empresa interna que desenvolvesse uma única atividade que atendesse as atividades do grupo como um todo.
Processo de