Atualidades
ESTADOS UNIDOS
SEGUNDO MANDATO- O maior desafio de Obama para os próximos quatro anos de governo será obter o entendimento com a oposição republicana no Congresso para reduzir a dívida pública dos EUA e implementar suas propostas para estimular a economia, gerar empregos e ampliar as oportunidades para a classe média. A grande promessa do presidente é a reforma no sistema de imigração. As propostas de controlar a venda de armas e combater as mudanças climáticas encontram forte resistência no Congresso.
DÍVIDA INTERNA – Um enorme problema da economia norte-americana é a dívida interna, que disparou na última década por causa das guerras no Iraque e no Afeganistão e do uso de dinheiro público para socorrer bancos e empresas durante a crise econômica. No longo prazo, a maior fonte de endividamento será o crescente custo dos programas de saúde e seguridade social. Democratas e Republicanos estão envolvidos em intensas negociações para cortar a dívida, tema que monopoliza o início do segundo mandato de Obama.
NÃO INTERVENÇÃO – Na visão de Obama e da equipe de segurança nacional, a diplomacia é o instrumento básico para lidar com os problemas externos, e o uso da força, o último recurso. Nesse caso, a estratégia é evitar as intervenções militares unilaterais dos EUA pelo mundo, buscando sempre que possível o multilateralismo – ação conjunta com nações aliadas, a ONU e a Otan.
AFEGANISTÃO E IRAQUE – Obama reformula a ofensiva contra o terrorismo do antecessor George W. Bush, distanciando os EUA das guerras convencionais. A ocupação do Iraque terminou em 2011, e a intervenção militar no Afeganistão está prevista para acabar em 2014. A nova ênfase são as comunidades de combate mais baratas. As principais são o emprego de aviões não tripulados (drones), os trabalhos de espionagem com Forças Especiais.
BENTO XVI
RENÚNCIA
Em fevereiro de 2013, Bento XVI chama a atenção do mundo ao renunciar o papado. Ele alega que limitações físicas e