Atualidades
Conceito de motivação O processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta (ROBBINS, 2002).
Tipos de motivação * Teorias Motivacionais de Conteúdo * Motivação intrínseca (necessidade individual de cada pessoa) * Teorias de Processo da Motivação * Motivação extrínseca (fatores externos influenciam o indivíduo)
Teorias de motivação de conteúdo * Maslow (1943) analisa o indivíduo dentro de uma concepção multidimensional, considerando a existência de diversas necessidades humanas –– desde as mais básicas (carências fisiológicas), até as mais complexas (psicológicas) –– em uma inter-relação dinâmica.
* McClelland (1976) identificou três necessidades centrais: * Necessidade de realização – é o desejo que o indivíduo possui para superar os objetivos complexos, dominando tarefas difíceis e superando desafios; * Necessidade de poder – é a necessidade de dominar, influenciar ou controlar as pessoas e; * Necessidade de afiliação – corresponde ao desejo de estabelecer relacionamentos pessoais próximos, evitar conflito e estabelecer laços fortes de amizade. * A teoria ERG de Alderfer, reduz os cinco tipos de necessidades de Maslow em três níveis hierárquicos: necessidade de existência, relacionamento (relatividade, ou conectividade) e de crescimento (Schermerhon, 2007, p.316). * Herzberg (1997) propôs a teoria Bi Fatorial. Concluiu que há dois tipos de fatores: um