Atualidade
3.1. O que é para você novidade no texto?
Não era do meu conhecimento o fato de que a palavra lide possuía dois significados no código anterior e que a palavra instância é uma palavra de vários conceitos a incluir a idéia de processo.
3.2. O que lhe despertou maior curiosidade?
A grande preocupação com a exata colocação lingüística de cada termo a fim de conter futuros problemas proveniente de interpretações gramaticais. Evitando-se assim ambíguas ou que possam ser fontes de dúvidas e equívocos. resolvido conforme os fins sociais da norma e concretizando valores que levam ao bem comum. Existem, para cada um desses pontos, um conjunto de métodos de interpretação.
Para resolver o problema do significado e da validade da norma, existem os métodos de interpretação gramatical, lógica e sistemática.
A interpretação gramatical permite desvendar o significado da norma, enfrentando dificuldades léxicas e de relações entre as palavras. Podem surgir questões quanto ao sentido dicionarizado de uma palavra ou quanto a relações entre substantivos e adjetivos ou, ainda, no uso de pronomes relativos.
Um exemplo clássico deu-se quando Rui Barbosa recebeu uma condecoração estrangeira. Seus adversários alegaram que ele deveria perder seus direitos políticos, conforme disposição da Constituição de 1891: “os que aceitarem condecorações ou títulos nobiliárquicos estrangeiros perderão todos os direitos político
adj.m e adj.f. Que demonstra condescendência.
Em que há disposição para ceder às vontades, às opiniões alheias, ainda que não sejam coerentes com seus próprios princípios.
Característica de algo ou de alguém que possui flexibilidade, tolerância e incapacidade para se impor.
Pej. Pessoa que renuncia aos bons princípios ou à outros valores na avaliação de algo ou de alguém: era condescendente com a roubalheira.
Pej. Característica de quem demonstra certa superioridade ou desdém diante do outro ou de alguma coisa em específico: emitiu um