ATUAL PRATICA DO SERVIÇO SOCIAL
Na atual prática do Serviço Social o Assistente Social está inserido em vários enfrentamentos da questão social e seus desafios e as perspectivas profissionais estão em contribuir para a superação de situações de vulnerabilidade e fragilidade dos diversos seguimentos sociais. O perfil demandado do Assistente Social, atualmente, exige uma continua formação e uma rede de relações e parceiros. Alguns indicadores que o profissional tem que estar atento:
- capacitação contínua, com vistas ao aprimoramento intelectual e profissional;
- acionar parcerias, desenvolver uma rede de serviços;
- desenvolver estratégias para o enfrentamento cotidiano, na perspectiva de fortalecimento/empoderamento(empowerment) dos sujeitos sociais;
- posicionar-se ética e politicamente em relação à questão social, nas expressões. Este profissional poderá sofre influências da prática tradicionais do serviço social nas décadas de 60 mais precisamente no inicio do movimento de reconceituação da profissão, não comparando com a nossa realidade atual. Diante desta realidade atual segundo (Souza; Azeredo, 2004:50) todo esse processo onde se descortinam as competência, para a partir delas construir criticamente , dentro do espaço de atuação do Serviço Social, novas ações que, embora antenadas com esse novo discurso, preservem, em sua essência, a direção ética-politica definida pela categoria para a prática do Serviço Social.
NOVAS DEMANDAS PROFISSIONAIS De acordo com a atual conjuntura o serviço social deve estar atendo as determinações sócio-históricas e ideo-politicas; que são:
- capacitação teórico-metodológica que permita apreensão crítica da realidade;
- capacitação investigativa articulada à intervenção profissional, com o intuito de instaurar a habilidades teórico-metodológicas e técnicos – (operativa) políticas, entre outras;
- entendimento de que a instituição não é um limite,