Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III
Introdução:
De acordo com os relatos citados nas referências bibliográficas desse estudo acadêmico iremos mencionar a importância do Assistente Social e as condutas das práticas sociais adotadas pelo mesmo no desenrolar de sua rotina institucional e a política pública sendo instrumento de base para a confecção do Serviço Social.
Temos o comparativo entre filantropia e o Serviço Social interagindo com suas próprias características individuais atrelando a construção das prática sociais.
Mencionamos os setores de atuação enriquecendo o trabalho com os campos e o amparo também no setor da saúde.
A importância e a tendência do Assistente Social na atualidade Ao mencionarmos o Serviço Social e sua importância nos tempos atuais, não podemos deixar de mencionar sua considerável evolução nas décadas decorrentes de sua existência e sua valorização quanto profissão.
Sua origem vem atrelado aos conceitos religiosos e a burguesia dominante, que vinculava a prática puramente no conceito de ajuda, para manter o equilíbrio das possíveis manifestações que pudessem abalar o poder da burguesia e manter assim o controle e estabilidade econômica no país.
Através do surgimento acíduo do capitalismo vai se crescendo a necessidade de manter o equilíbrio entre as classes do proletariado e a classe burquesa, temos então as práticas das políticas sociais, sendo moldados no decorrer da evolução das práticas sociais.
O trabalho do assistente social tem em sua fundamentação proporcionar transformações benéficas para a sociedade, permitindo a união de seguimentos técnicos, políticos, pedagógicos e intelectuais, utilizando estratégias da ação do profissional no desenvolvimento das políticas sociais.
Atravessamos uma era do capitalismo financeiro, que apesar de gerar crescimento econômico também em contrapartida gera o crescimento do desemprego, falta de moradia, saúde precária, falta de qualificação