Atuais Desafios Para A Pol Tica E A Tica
A ética e a política sempre estiveram ligadas desde a época dos antigos gregos, que tinham o pensamento de que o político deveria estar voltado para a comunidade, pela busca do bem comum. Citando Aristóteles, só existe política com ética, quando separadas o que se verá é uma troca de favores em nome de benefícios individuais. A política grega valorizava a cidade (polis), já na Idade Media estava ligada a questão religiosa, acreditava-se que Deus guiava os políticos e por isso deveriam possuir virtudes cristãs.
Surgiu na Idade Moderna o pensamento de Maquiavel, visando a realidade da política e a ética. Para ele a união da política e a ética na visão dos antigos gregos não passava de uma teorização, já que uma sociedade com diferentes gêneros, onde o bem comum fosse o foco principal de todos era utópico,ou seja, era idealista, fantasiado, por que as relações humanas estão pautadas no desejo dos políticos de oprimir e a vontade do povo de não ser oprimido.
Para Maquiavel a política sempre esteve pautada na tomada e manutenção do poder e a função do Estado é através da corrupção controlar a violência dos homens que jogam conforme seus interesses estão sendo satisfeitos. Ou seja, a política adquiriu um caráter autônomo e a ética se tornou algo fora de cogitação. Maquiavel citou em sua principal obra “O príncipe” a relação de política e ética em prol da sociedade, do povo. Nesta obra citou como deveria ser o político ideal para governar, seria aquele que possui méritos e faz bom uso da fortuna. Aquele que seu poder estaria superior mas que estaria a serviço do povo. O governante deve ser temido, amado e não odiado. Dizia ainda que é melhor ser temido do que amado e para conservar o poder, o político deve ser bom quando possível e mau quando necessário.
Os atuais desafios para a política se concretiza no pensamento maquiavélico, onde a política assumiu autonomia e deixou de lado a ética. Mas a verdade é que somos nós os