atrito
Define-se lubrificação como sendo a interposição de uma película de sólido, líquido ou gás de modo a facilitar o movimento entre superfícies, geralmente a espessura deste filme lubrificante situa-se entre 1µ e 100µ. A lubrificação pode ser de vários tipos considerando-se:
• Sólida, quando a película lubrificante é um sólido, por exemplo uma placa de chumbo;
• Lamelar, quando a película lubrificante é por exemplo grafite, ou bissulfureto de molibdénio.
• Hidrodinâmica, quando a película lubrificante, sendo líquida ou grossa é provocada pela diferença de velocidades entre as superfícies a lubrificar.
• Elasterodinâmica, quando a lubrificação hidrodinâmica se dá com interacção física entre os corpos lubrificados e lubrificantes.
• De extrema pressão, quando há interacção química entre as superfícies lubrificadas e o lubrificante.
• Hidrostática, quando o líquido ou gás lubrificante é introduzido à pressão entre as superfícies de contacto, com o auxilio de uma fonte exterior.
A eficiência de lubrificação especialmente no caso dos lubrificantes líquidos é limitada pela sua capacidade de carga, sendo esta condicionada pela temperatura e degradação em serviço.
http://www.alunosonline.com.br/fisica/angulo-atrito.html
No estudo das forças de contato vimos a existência de uma força muito importante: a força de atrito. Muito do que fazemos em nosso dia a dia envolve o uso do atrito. Por exemplo, quando você sai de sua casa e vai até o mercado você faz uso do atrito, pois sem ele seria impossível se movimentar. Outro exemplo é o automóvel, que, graças ao atrito entre os pneus e o asfalto, pode adquirir aceleração.
A força de atrito estático tem uma diferença muito importante quando comparada com a força de atrito cinético: sua intensidade não tem um valor definido.
Um modo bastante simples de determinar o coeficiente de atrito estático entre dois materiais é apoiar um bloco feito de um deles numa superfície inclinada S feita de outro material, como