INTERFACE A SEDUÇÃO DO DISCURSO/ O CORPO FALA
741 palavras
3 páginas
INTERFACE A SEDUÇÃO DO DISCURSO/ O CORPO FALAÉ possível fazer uma análise da obra ‘‘A Sedução do Discurso’’ escrita por Gabriel Chalita, com o livro ‘‘O Corpo Fala’’ de Pierre Weil e Roland Tompakow, observando nestes trabalhos, técnicas importantes que poderão ser usadas por todas as pessoas, mais que interessam em especial aos profissionais do Direito.
Em A Sedução do Discurso, por exemplo, Chalita oferece em abundância ao seu leitor, informações a respeito da importância da palavra e da argumentação. Para exemplificar isso, ele explica várias técnicas que podem ser usadas em um discurso, a fim de torna-lo mais convincente e sedutor. Com muita riqueza de detalhes em suas demonstrações, Chalita ilustra que o tom de voz e as palavras dos falantes podem fazer toda a diferença em um argumento, seja ele referente ao mundo do Direito, ou não.
Já na obra O Corpo Fala, escrita pelos estudiosos Pierre Weil e Roland Tompakon, trás uma temática oposta à apresentada no livro de Chalita. Enquanto este dá ênfase à importância da palavra em um discurso, aquele chama a atenção dos leitores não para o que é dito pelas pessoas, mas sim o que elas expressão a partir dos seus gestos.
Mas embora tragam temas diferentes, os livros em alguns momentos têm semelhanças. Como por exemplo, quando Chalita reserva um espaço do seu livro para falar sobre ‘‘Posturas Físicas Enganosas’’. Nessa parte, ele alerta as pessoas que a linguagem corporal é um elemento importante do discurso. E para exemplificar isso, Chalita usa de alguns exemplos fornecidos por Thales Nilo Trein, como por exemplo, erguer e abaixar os ombros sequencialmente, ao mesmo tempo em que se ironiza: ‘‘tanto faz colocar este inocente na cadeia. Ele é pobre, é miserável mesmo. ’’ Além disso, em A Sedução do Discurso consta o lembrete de Trein, que diz que o impacto da comunicação se deve mais pela fisiologia, segundo a estatística: Palavras 7%, tom e velocidade da fala 38% e gestos, faces e olhos: 55%.
Ao final da leitura