atrito
ATRITO
Laboratório de Física Geral1
GRUPO
Nomes ID
Edson Mateus Sandes junior 305573
Thainá Baleiro 305390
Debora Talissa 305195
Luiz Felipe Astolfe 305183
João Pedro Farineli 305779
Elen Vanessa 306009
1. Introdução
Atrito é o componente horizontal da força de contato que atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendência ao movimento. É gerada pela aspericidade dos corpos. A força de atrito é sempre paralela às superfícies em interação e contrária ao movimento relativo entre eles. O atrito depende da força normal entre o objeto e a superfície de apoio; quanto maior for à força normal, maior será à força de atrito.
Atrito Estático: É aquele que atua quando não há deslizamento dos corpos. A força de atrito estático máxima é igual à força mínima necessária para iniciar o movimento de um corpo. Quando um corpo não está em movimento a força da atrito deve ser maior que a força aplicada, neste caso, é usado no cálculo um coeficiente de atrito estático: .
Atrito Dinâmico: É aquele que atua quando há deslizamento dos corpos. Quando a força de atrito estático for ultrapassada pela força aplicada ao corpo, este entrará em movimento, e passaremos a considerar sua força de atrito dinâmico. A força de atrito dinâmico é sempre menor que a força aplicada, no seu cálculo é utilizado o coeficiente de atrito