Atrito cinético
Objetivo:
Determinação do coeficiente de atrito cinético (µc).
Teoria envolvida:
Força de atrito (Fat) é uma força de contato (aparece entre duas superfícies) que atua sempre de modo a oferecer resistência ao movimento. Sua direção é a mesma do movimento e o sentido contrário dele. A força de atrito existe de duas formas:
Atrito Estático Força que a superfície em contato imprime no corpo em repouso dificultando o início de um movimento. Seu módulo varia de acordo com a força aplicada e o peso do corpo. O valor máximo (na iminência do movimento) pode ser calculado por:
Fate = μe N (onde μe é o coeficiente de atrito estático e N é a Força Normal)
Atrito Cinético - Força que a superfície em contato imprime no corpo em movimento dificultando sua realização. Seu módulo é constante e pode ser calculado por: Fatc = μc N (onde μc é o coeficiente de atrito cinético e N é a Força Normal) Obs.: O μc será sempre menor que a força que esta movendo sobre o objeto de estudo e menor que 1.
Materiais:
Prancha de madeira.
Bloco de madeira.
Polia.
Fio ideal.
“Arruelas”.
Cronometro (precisão centésimo de segundo).
Balança (precisão centésimo de grama).
Trena (precisão 1 mm).
Porta massas.
Procedimento experimental:
Figura1: Esquema do experimento.
Primeiramente colocou-se uma massa no porta massa suficiente para movimentar o bloco de madeira. Após verificar que o bloco estava se movendo o bloco foi alinhado com a extremidade da prancha de madeira como o pesa massa estava com massa suficiente para movimentar o bloco ao soltar o bloco de madeira o pesa massa devido à força peso ele se movia para baixo ate alcançar o solo entrando em repouso.
O tempo que o pesa massa levou para alcançar o solo foi medido vinte vezes. Depois de medido o tempo foi medida a altura que o pesa massa estava do chão quando o