atpss
A negociação é muito importante para qualquer empresa, independente do que se almeje, é parte importante do resultado a ser alcançado.
Fazer um bom planejamento, certificando-se que ambos podem se beneficiados com um bom acordo é fator determinante para o desfecho da negociação.
Deve se traçar conhecer as metas e busca um melhor para todos, deve se negociar. Definições de Negociação
Indiferente do que podemos imaginar pelos menos a grande maioria a negociação não esta apenas usada por pessoas de níveis ou locais definidos, um advogado ou talvez um gestor muito influente.
Uma compra de um presente nos dias dos namorados, por exemplo, ou uma mudança de canal de televisão durante um horário em que esteja passando um jogo em uma novela, em que se dever argumentar para um consenso de qual canal deve ficar ou que o valor de seu presente pode ter um desconto.
A negociação não surge sempre como conseqüência ou alternativa a ações negativas da outra parte.
A negociação também pode ser utilizada para obter a satisfação de interesses de forma legítima, ética e “limpa”, não implicando necessariamente um perdedor e um vencedor.
É possível negociar de tal forma que ambas as partes saiam vencedoras, o que na verdade seria considerada uma boa negociação ou a melhor negociação, pois as duas partes estarão satisfeita.
Estudando textos sugeridos podemos chegar a ver que a pontos em comum nas definições de uma negociação:
Lógica e fatos não são fundamentais, emoção e características de personalidade são relevantes.
Entre os interessados sempre existem interesse comuns, mesmo que as negociações comecem com posturas diferentes.
Cada um esta disposto a alcançar um compromisso sendo que ambos querem resultados favoráveis.
Segundo Fisher e Ury a tipos de negociações surgem como um método de explicitamente desenhado para a origem a resultados eficientes para ambas as partes, baseado não em posições, mas sim em interesses o foco é na cooperação.
Contudo, na