ATPS
Aprendemos que calor é uma forma de energia trocada entre dois corpos mantidos a diferentes temperaturas. A transmissão de calor entre locais diferentes, situados no mesmo meio ou não, é um dos fenômenos físicos mais comuns. Basicamente, ela acontece em três modos distintos:
Condução
Ocorre no interior do meio. O calor passa de um ponto para outro sem movimentação desse meio. É o caso comum da transmissão através de sólidos.
Convecção
O calor se transmite por partículas do meio, que se movimentam de um local para outro. Ocorre com líquidos e gases.
Convecção natural (ou convecção livre) é a que acontece sem ação de agentes externos. O movimento se dá pela diferença de temperatura entre partículas.
Na convecção forçada o movimento é provocado predominantemente pela ação de agentes externos como ventiladores.
Radiação
Transmissão
A transmissão ocorre sem contado físico entre os corpos, através de ondas eletromagnéticas de comprimentos de onda na faixa de 0,75 a 400 μm.
Em muitos casos práticos, a transmissão de calor acontece com a ação simultânea dos três modos citados.
Transmissão de Calor é a ciência que procura explicar a maneira com que esta troca de energia é feita e também analisar a taxa de troca.
A lei de condução do calor (ou lei de Fourier) estabelece que o negativo do fluxo de calor entre essas faces é diretamente proporcional à diferença de temperatura e inversamente proporcional à espessura:
Figura 01
#A.2#
O sinal negativo dá coerência com a segunda lei da Termodinâmica (calor só passa da temperatura mais alta para a mais baixa).
O fator de proporcionalidade k é denominado condutividade térmica. É uma grandeza que depende do material e da sua temperatura.
A unidade SI da condutividade térmica é W/(m K) ou W/(m °C) porque diferenças de temperatura em K e °C são numericamente iguais.
Obs: em algumas publicações e também algumas páginas deste site, é usada a letra grega λ para a condutividade