Atps
Sendo assim, a função do 1° grau relacionará os valores numéricos obtidos de expressões do tipo (ax + b), constituindo, assim, a função f(x) = ax + b.
Para definir a função do 1° grau, basta haver uma expressão algébrica do 1° grau. O objetivo da função é relacionar para cada valor de x um valor para o f(x). Um exemplo para a função f(x)= x – 2. x = 1, temos que f(1) = 1 – 2 = –1 x = 4, temos que f(4) = 4 – 2 = 2
Os valores numéricos mudam conforme o valor de x é alterado, sendo assim obtemos diferentes pares ordenados, da seguinte maneira: (x, f(x)). Para cada coordenada x, iremos obter uma coordenada f(x). Isso auxilia na construção de gráficos das funções.
Consideramos x e y duas variáveis, uma sendo dependente da outra, para cada valor dado a x, terá um valor correspondente para y. Essa dependência é denominada como função, y em função de x.
Toda função é definida por uma lei de formação, no caso da função de 1ºgrau a lei de formação é: y = ax + b.
A representação gráfica de uma função do 1º grau é uma reta. Analisando y = ax + b, notamos dependência entre x e y, identificamos dois números: a e b. O valor de a indica se a função é crescente ou decrescente, o valor de b indica o ponto de interseção da função com o eixo y no plano cartesiano.
Definimos função como relação entre duas grandezas representadas por x e y. Se o coeficiente possui sinal positivo a função é crescente, e caso ele tenha um sinal negativo, a função é decrescente.
Função Decrescente – a > 0
Na função crescente, à medida que os valores de x aumentam, os valores de y também aumentam; ou, à medida que os