Atps
Cada método tem suas vantagens e desvantagens sobre cada custeio, no caso do custeio padrão pode ter na contabilidade desde que as variações ocorridas no tempo, deverão ser reparadas no mínimo em período trimestrais.
No caso do custeio por absorção, é um método que domina todos os custos diretos e indiretos, fixos e variáveis causados pelo uso de recursos da produção dos bens elaborados somente da produção dentro do ciclo operacional interno. Com isso todo e qualquer gasto que faça parte do esforço de fabricação são igualmente distribuídos para todos os produtos feitos.
Custeio variável ou direto divide para cada custo uma classificação específica na forma de custos fixos ou custo variável, no final o serviço ou o produto será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente. Normalmente é um método bastante utilizado mas por conta da sua exigência fiscal legal sua utilização implica na exigência de dois sistemas de custeios, portanto é muito importante seguir normas e regras corretamente.
ponto de equilíbrio, modelos de sistemas de redução de custos e aumento da produtividade
Ponto de equilíbrio, também conhecido como Break-even, Ponto de Ruptura ou Ponto Crítico, consiste no ponto onde o lucro da empresa é zero ou seja, o faturamento mínimo que a empresa deve atingir para não existir prejuízo.
Ponto de equilíbrio contábil
O ponto de equilíbrio contábil é o mais comum para análises e sua maneira de consegui-lo é relativamente fácil. Como visto anteriormente, o valor das receitas iguala-se ao das despesas, podendo ser representado pela formula abaixo:
Alguns especialistas ressaltam que esse modelo já estaria ultrapassado pelo fato de não considerar os interesses dos gestores, embora seja bastante utilizado como auxilio para tomada de decisões.
Ponto de equilíbrio econômico
Diferente do ponto de equilíbrio contábil, o ponto de