Atps
Olhando o caso resolvi investigar onde marcos morava, me informando sobre sua família , buscando saber como seria seu dia-a-dia .Fui até a sua casa mais não havia ninguém, sendo assim, perguntei aos vizinhos sobre a vida desse menino.Segundo as informações obtidas, o pai bebia demais e batia na mãe. Essa por sua vez, trabalha como faxineira para trazer o que comer para casa.Os vizinhos tinham muita pena desse menino que para não ouvir as brigas dos pais ,ficava num canto do quarto e desligava-se como se não estivesse ali. Essa fuga era como se defendia das brigas ,e com isso tornou-se um menino alheio as coisas a sua volta, com medo que tudo fosse sempre acabar em briga como estava acostumado.
Segundo Vigostky o aprendizado não ocorre sem a interação com o outro. As teorias progressitas buscam outros caminhos a partir da nova concepção de educação, sendo possível interesses comuns aos representantes dessas tendências , sobretudo da relação entre educação e transformação social. A escola é o local de socialização do conhecimento elaborado, formal e abre um espaço para o acesso das camadas populares à educação. O professor tem que acreditar que tudo que ele ensinar, pode se tornar um importante mecanismo de transformação social.
Como professora tentei mostrar para marcos que ele podia abrir-se ao mundo e que nem tudo era briga. A escola pode ser um lugar interessante onde ele poderá interagir com seus amigos porque uma pessoa sempre depende da outra para brincar ,fazer amizades. Ali, naquele espaço escolar ele poderia ser muito feliz e que sua vivência não precisaria ser igual a sua relação familiar conturbada, demonstrando que só através do conhecimento ele poderia modificar sua situação. Também chamaria a familia e juntamente com a equipe de gestão colocaria minhas