atps
Resp.: Afirmar que somos de tempo é dizer que somos seres humanos, somos formados pela herança cultural dos antepassados, a partir de então construímos nossos projetos e certas mudanças. Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não sá da vida pessoal, como também das experiências coletiva, é assim que produzimos a nós mesmos a cultura a que pertencemos. Assim temos um ponto de partida para darmos continuidade ao futuro e construímos uma nova estrutura e melhorias do que foi no passado. Como dizia Paulo Freire “ todo amanhã seria num ontem, através de um hoje. Temos que saber o que seremos”. Cada geração assimila a herança cultural e estabelece projetos e mudanças, ou seja estamos inseridos no tempo, o presente não esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro. Pensar no passado, não é um exercício de subestimação que o passado não está morto por que nele se fundam as raízes do presente.
2) Explique por que a preservação as memoria histórica, a reconstrução do passado, o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e de todos lugares?
Resp.: A memoria da historia é herança de geração a geração, se não existisse uma historia ou uma preservação da história como saberíamos quem foram os nossos antepassados como eles viviam e qual a sua cultura e em que acreditavam. Cada povo tem sua herança cultura do passado e estabelece metas e mudanças pois eram bom no passado poder ser ruim no presente, por isso nossas metas e planos para o futuro podem ser mudados e reescritos. Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, como também da experiência coletiva. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos. Assim temos um ponto de partida para darmos continuidade ao futuro