atps
A microeconomia ou teoria geral dos preços analisa a formação dos preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor se interagem. Tem a preocupação de explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção. Também estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço.
Demanda, Oferta, Estrutura de mercado e Equilíbrio de Mercado :
A demanda é considerada a quantidade de um bem ou serviço que o consumidor deseja adquirir por um determinado preço definido no mercado e essa quantidade de determino produto que os consumidores desejam é chamado de quantidade de demanda que pode muita vezes aumentar ou diminuir de acordo com a renda da população e com o momento da economia.
A Oferta é a quantidade de bens ou serviços que os produtores desejam vender seus produtos e que depende dos seguintes temas: A quantidade ofertada de um bem, O preço do produto e o custo de produção. Quanto mais um produto fica mais caro maior é o estímulo de fabrica-lo mais e quando o preço se normaliza no mercado há redução do preço.
Estrutura de Mercado são modelos de como o mercado está organizado e está divida em três principais variáveis que são: número de empresas produtoras no mercado, diferenciação do produto e dificuldade da entrada de novas empresas. As quatro estruturas mais importante são: Concorrência perfeita : Existência de muitos compradores e vendedores de forma que nenhuma empresa por si só consegue ter influencia sobre o preço de mercado. Em um mercado monopolista, existe muitos compradores e apenas um fornecedor de determinado produto e no Oligopólio em que existe poucos vendedores e consumidores.
Equilíbrio de Mercado é uma situação em que o preço e a quantidade algum bem ou produto fica no mesmo patamar, se igualam. Para que o mercado entre em equilíbrio são necessárias que a quantidade que as empresas dispõem seja as mesmas que os consumidores necessitam. No sentido graficamente, é onde a