atps
O Modelo SECI ajuda a entender que os conhecimentos tácitos e explícitos agem dialeticamente. O processo de criação de conhecimento pode ser representado por um espiral interminável, onde existem quatro modos de conversão do conhecimento, que são classificados como:
Socialização: Conversão do conhecimento tácito em tácito .Que pode ocorrer normalmente nas reuniões informais podendo ir além das organizações. A empatia é um fator muito importante.
Externalização: E a conversão do conhecimento tácito em explícito por intermédio de articulação para que todos possam compartilhar o conhecimento. A metáfora e a analogia são frequentemente utilizadas.
Combinação: De explícito para explícito. Se o corre quando os indivíduos são conectados para criarem conhecimentos sistemáticos que serão passados para os membros da organização.
Internalização: É a incorporação do conhecimento explícito ao tácito, está ligada ao “aprender fazendo”. Os conhecimentos de produtos e procedimentos de fabricação (explícito) são atualizados através da ação e da prática. *Por Pierre Fayard