ATPS
O objetivo desta aula é ver como filtros de freqüência utilizados em eletrônica podem ser construídos a partir de um circuito RC.
2. MATERIAL UTILIZADO
•
osciloscópio;
•
multímetro;
•
gerador de sinais;
•
resistor: R= 1kΩ;
•
capacitor: C=100nF.
3. INTRODUÇÃO
Como vimos na Aula 8, a reatância do capacitor depende da freqüência: quanto maior a freqüência da forma de onda menor será a resistência que o capacitor oferecerá à passagem da corrente. Essa propriedade pode ser utilizada para a confecção de filtros de freqüência de maneira a atenuar (ou mesmo eliminar) certos valores de freqüência num dado circuito elétrico. Os filtros que cortam as freqüências baixas são chamados de “filtros passa-altas”, ao passo que aqueles que cortam as freqüências altas chamam-se “filtros passa-baixas”. A combinação dos dois tipos de filtros pode fornecer um filtro que deixa passar freqüências intermediárias, atenuando as freqüências baixas e altas. Um exemplo muito comum da aplicação de filtros são os equalizadores gráficos dos amplificadores de som. Isso se deve ao fato de que um sinal qualquer introduzido em um circuito eletrônico, como o caso dos sinais em equipamentos de som, é sempre visto pelo circuito eletrônico como sendo uma superposição de um número muito grande de funções senoidais, chamadas os harmônicos do sinal.
Aplicando as definições de reatância capacitiva e impedância discutidas na Aula 8, lembrando que para capacitores devemos utilizar a reatância capacitiva no lugar da resistência correspondente, as amplitudes das voltagem no capacitor ( V0C ) e no resistor ( V0R ) podem ser escritas como: X
V0C = C V0 ,
!
Z
V0R =
!
!
R
V0 ,
Z
!
(1)
(2)
75
!
onde V0 é a amplitude do sinal senoidal produzido pelo gerador.
Observe que o termo “resistência” aplica-se agora somente ao resistor. Para o capacitor utiliza-se “reatância