Tecnólo de Fabricação Mecânica
Faculdade – Metodologia Científica
Curso de Engenharia Mecânica
Professor:
Assunto:
Estudo comparativo da fosfatização inorgânica e orgânica do aço carbono 1008 quanto à resistência a corrosão
Referências do Artigo:
OLIVEIRA, Marilei Fátima et al . Estudo comparativo da fosfatização inorgânica e orgânica do aço carbono 1008 quanto à resistência a corrosão. Matéria (Rio J.), Rio de Janeiro , v. 18, n. 3, set. 2013 . Disponível em . acessos em 19 set. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-70762013000300007.
Testo do Fichamento:
“O uso de metais na indústria em geral requer um estudo minucioso quanto às suas propriedades físicas e químicas, visando principalmente a resistência ao meio e as tensões mecânicas às quais é empregado” (1.2).
“Necessária a utilização de tratamento de superfície para controle e prevenção da corrosão deste metal. Um dos sistemas utilizados como pré-tratamento do aço carbono para posterior pintura é a fosfatização à base de zinco, a qual permite melhorar a ancoragem da tinta sobre o substrato metálico”.
“O método utilizado foi o de imersão do substrato metálico em uma solução aquosa de uma molécula orgânica à temperatura ambiente. Os corpos de prova do aço carbono foram avaliados utilizando-se microscopia óptica e eletrônica de varredura, espectroscopia Raman, ensaios eletroquímicos de polarização potencio dinâmica anódica e espectroscopia de impedância eletroquímica em meios ácido e neutro, além dos ensaios em Salt Spray”.
“Os resultados eletroquímicos e de corrosão acelerada mostraram que o filme de fosfato orgânico minimiza a corrosão no aço carbono”
”o método Para os ensaios de névoa salina, utilizou-se o procedimento descrito pela norma ASTM B117 [29], empregando-se como solução cloreto de sódio a 5% m/m, em câmara de ensaio de salt spray marca Equilam série SS”(2.5).
“Conforme citado no texto conclui que o filme de fosfato utilizado no estudo se mostrou mais eficiente na