atps
Introdução
Bomba de Sódio e Potássio
Potencial de Membrana
Potencial de Ação
Bibliográfia
Anhanguera Uniderp
Ed. Física Bacharelado 4° Semestre
ATPS de Fisiologia
Campo Grande MS
2014
Adriano Viana Cardozo
RA: 1299505815
Alceu Spolador
RA: 5945240058
Jefferson Chaves Benites
RA: 5945248595
Disciplina: Fisiologia
Professor: Faena
Campo Grande MS
2014
As células são as menores unidades vivas de um organismo e são basicamente formadas por membrana celular (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema), citoplasma e material genético. Cada uma dessas estruturas tem a sua função: o citoplasma é composto por inúmeras substâncias e organelas que mantêm a vida celular; o material genético é fundamental para a passagem de características hereditárias; a membrana celular é uma película muito fina que delimita o espaço interno e é constituída por moléculas de lipídios e proteínas organizadas em duas camadas lipoproteicas. Essa dupla camada lipídica permite o isolamento parcial dos conteúdos interno e externo da célula, tornando-a uma estrutura semipermeável, permitindo a passagem de água, oxigênio, gás carbônico e íons.
As características físico-químicas da membrana citoplasmática permitem a passagem de certas substâncias e não permitem a passagem de outras. Esta característica é denominada de permeabilidade seletiva.
A diferença de concentração das substâncias e íons dentro e fora das células é mantida via transporte passivo ou transporte ativo.
O transporte passivo caracteriza-se por ser realizado sem gasto de energia, como no caso da difusão e da osmose.
O transporte ativo caracteriza-se por