ATPS
CONCEITOS SOBRE PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) POR HABITANTE, ÍNDICE DE GINI, CURVA DE LORENZ E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH).
PIB: O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.
A fórmula para o cálculo é a seguinte:
A fórmula utilizada para calcular o PIB é: PIB=C+I+G+X+M
Sendo que:
C – Consumo Privado
I – Total de Investimentos no período
G – Gastos do Governo
X – Volume de Exportações
M – Volume de Importações
São medidas, a produção na indústria, na agropecuária, no setor de serviços, o consumo das famílias, o gasto do governo, o investimento das empresas e a balança comercial. Entra no cálculo o desempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços.
ÍNDICE DE GINI: é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tornasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. (PLT 278 – pg 34)
O coeficiente de Gini (ou índice de Gini) é um cálculo usado para medir a desigualdade social, desenvolvido pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912. Apresenta dados entre o número 0 e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda (onde todos detêm a mesma renda per capta) e um que corresponde a uma completa desigualdade entre as rendas (onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detêm toda a renda e os demais nada têm).
Gini mede o coeficiente através de pontos percentuais (que é igual ao coeficiente multiplicado por 100).
O gráfico acima representa a fórmula utilizada para se obter o coeficiente de Gini, cuja linha horizontal