Atps
Popularmente o termo burocracia é associado a organização com grande volume de papelada, impedindo soluções rápidas e eficientes. Também é empregado com o sentido de apego o excesso de normas e rotinas, amarrando o desempenho da organização. O leigo passou a nomear de burocracia os defeitos do sistema – as disfunções – e não o sistema em si.
Prof. Roberto Agostinho 94
Para Weber, a burocracia explica nos mínimos detalhes como deverão ser feitas as coisas para se alcançar a eficiência. As características da burocracia são:
a) Caráter legal das normas e regulamentos: a burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos escritos previamente. É uma espécie de legislação que abrange todas as áreas da organização, prevê todas as ocorrências e as enquadra dentro de um esquema definido, capaz de regular tudo o que acontece na organização.
b) Caráter formal das comunicações: as regras e ações administrativas são registradas formalmente por escrito.
c) Caráter racional e divisão do trabalho: divisão sistemática e racional do trabalho. Cada participante tem um cargo específico com funções específicas. Cada um deve saber com clareza qual a sua tarefa, sua posição hierárquica, seus direitos e poderes.
Prof. Roberto Agostinho 95
d) Impessoalidade nas relações: as atividades são distribuídas impessoalmente, considerando os cargos e funções. As pessoas vêm e vão e os cargos continuam os mesmos.
e) Hierarquia da autoridade: cada cargo inferior deve estar sob controle e supervisão de um posto superior. Todos os cargos estão dispostos em estrutura hierárquica com privilégios e obrigações devidamente definidos por regras.
f) Rotinas e procedimentos organizados: a burocracia fixa regras e normas técnicas que regulam os ocupantes de cada cargo, cujas atividades são executadas de acordo com rotinas e procedimentos.
g) Competência técnica e meritocracia: a burocracia utiliza critérios universais onde a