Atps
Capacitores – ou condensadores – são dispositivos elétricos responsáveis por armazenar energia. Os Capacitores diferem das pilhas ou baterias, por poderem descarregar rapidamente a sua carga. A pilha ou a bateria demoram alguns minutos para se descarregarem. Nas pilhas ou baterias, ocorre a produção de elétrons em um dos seus pólos e a absorção em outro. Nos Capacitores existem duas placas metálicas que armazenam cargas opostas e separadas por um material isolante, como o vidro, o papel ou a parafina, o que é chamado de dielétrico.
Quando um capacitor se liga a uma pilha ou bateria, ele recebe os elétrons produzidos por ela em uma de suas placas e os perde para ela através da outra placa. Dessa for ma, o capacitor se torna carregado, armazenando energia. Para o armazenamento de energia, deve haver uma diferença de potencial entre estas duas placas metálicas, sendo, portanto, importante o material isolante entre elas. Quando ocorre a passagem de carga de uma placa a outra, o capacitor se descarrega. Exemplos de utilizações dos Capacitores são em equipamentos como os televisores, os rádios, os gravadores e os circuitos elétricos dos automóveis.
Aplicações dos Capacitores
Devido à característica dos Capacitores de se descarregarem rapidamente, eles são utilizados em equipamentos que necessitam de uma grande quantidade de energia instantaneamente. Os flashes das máquinas fotográficas ou a imagem das televisões são exemplos de mecanismos que necessitam de uma grande quantidade de energia rapidamente. Portanto, nestes equipamentos são empregados os Capacitores.
Outra aplicação dos Capacitores é para corrigir as ondulações de uma corrente elétrica. Neste caso o capacitor uniformiza a corrente elétrica absorvendo o excesso de energia durante os picos e suprindo quando ocorrem as quedas. Se associados a indutores, os Capacitores formam osciladores, muito empregados para o funcionamento de relógios de quartzo e transmissores de rádio