atps
Requisito é a exigência que deve ser cumprida para atingir um objetivo, ou seja, Um requisito é uma característica do sistema ou a descrição de algo que o sistema é capaz de realizar para atingir os seus objetivos. Os requisitos são importantes para estabelecer uma base de concordância entre o cliente e o fornecedor sobre o que o software fará, fornecer uma referência para a validação do produto final e reduzir o custo de desenvolvimento.
De forma geral, podemos categorizar os requisitos, em três classes básicas distintas, mas que podem estar relacionadas: funcionais, não-funcionais e requisitos de domínio.
1.1. REQUISITOS FUNCIONAIS
Esse requisito descreve a funcionalidade do sistema, ou seja, dizem respeito à definição das funções que um sistema ou um componente de sistema deve fazer. Alguns exemplos são:
O software deve permitir o cadastro de clientes;
O software deve permitir a geração de relatórios sobre o desempenho de vendas no semestre;
O software deve permitir o pagamento das compras através de cartão de crédito.
O requisito funcional descreve a funcionalidade do sistema em detalhes a ser realizada nas entradas de um sistema ou em um componente com o objetivo de produzir saídas.
Esse requisito podem ser divididos em dois tipos, são eles:
Requisitos funcionais do utilizador – Podem ser declarações de alto nível acerca do que o sistema deve fazer
Requisitos funcionais do sistema – Devem descrever os serviços do sistema em pormenor.
1.2. REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS
Os requisitos não funcionais vêm com o objetivo de definir as propriedades e restrições do sistema, ou seja, dizem respeito a restrições, aspectos de desempenho, interfaces com o usuário, confiabilidade, segurança, manutenibilidade, portabilidade, padrões, e outras propriedades que o sistema deve possuir, bem como aspectos sociais e políticos.
Alguns exemplos são:
O software deve ser compatível com os browsers IE (versão 5.0 ou superior) e