atps
O processo de Recrutamento e Seleção vem ocorrendo há muito tempo. Assim que se iniciou a organização dos povos é possível notar este sistema. O mesmo era reparado principalmente onde havia a preocupação em escolher as pessoas mais aptas a executar atividades específicas.
Com a Revolução Industrial no século XVIII, foi notável a fragmentação de tarefas, alienando o trabalhador do processo de criação e lhe dando uma única execução de trabalho. Com isso, este processo passa a ser determinado pelas necessidades específicas, fundamentando-se na designação do segmento operacional.
Em 10983, Chiavenato efetuou a definição de recrutamento e seleção de candidatos de maneira simples, segundo ele trata-se da “escolha do homem certo para o cargo certo”. O Recrutamento e Seleção passou por diversos momentos, acompanhando os processos históricos, e hoje é considerado fundamental na cultura organizacional de uma empresa que busca funcionários portadores de um determinado comportamento adequado a visão e objetivos da mesma organização .
Recrutamento e seleção é o processo que as empresas promovem para atrair candidatos até o departamento de recursos humanos da empresa para a realização da seleção entre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos oferecidos dentro da organização. Todo esse processo visa manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. Desde o surgimento da prática do processo de recrutamento e seleção, o objetivo é o mesmo, mas o foco mudou. As empresas estão sendo cobradas quanto a melhoria dos resultados, os clientes querem produtos e serviços com maior qualidade e com alto valor agregado, por inovação surpreendente, por um atendimento impressionante, e acima de tudo por melhores preços.
Atualmente o consumidor é dotado de decisão e conhecimento dos seus direitos. O consumidor de hoje tem alto poder de