Informática
O Netscape foi um navegador lançado no dia 15 de novembro de 1994, foi o principal produto da Netscape Communications Corporation, além de ser o navegador mais utilizado na época, embora seu uso em 2002 já tivesse quase desaparecido. A causa do seu desaparecimento foi devido ao aumento dos usuários softwares Internet Explorer da Microsoft, e também porque a Netscape não manteve a inovação técnica
(posteriormente a Netscape foi comprada pela AOL).
O fim dos negócios da Netscape foi um dos motivos pelo quais a Microsoft foi condenada a famoso caso antitruste envolvendo a empresa e o Departamento de
Justiça do governo do EUA. A justiça americana considerou a prática de agregação do
Internet Explorer ao sistema operacional Windows uma prática ilegal e molopólia.
A AOL interrompeu o desenvolvimento do Netscape em 28 de dezembro de 2007, mas continuou dando suporte técnico até 01 de março de 2008. A AOL permite fazer o download de versões arquivadas da família browsers Netscape Navigator, além de manter o site AOL Netscape com um portal da Internet.
Versões do Netscape:
• Versões Clássicas
Netscape Navigator (versões 0.9 a 4.08 / versão beta)
Netscape Communicator (versões 4.0 a 4.8)
Netscape Communicator (5.0) cancelado
• Versões baseadas no Mozilla Application Suite
Netscape (versões 6.0 a 6.2.3)
Netscape 7 (versões 7 ao 7.2)
• Versões baseadas no Mozilla Firefox
Netscape Browser (versões 8.0 a 8.13)
Guerra dos Navegadores
Guerra do Browser, ou Guerra dos Navegadores da Web foi o nome dado a um período
(entre 1995 a 1999) na história da Internet no qual a empresa Netscape, produtora do software browser perde a liderança absoluta no mercado de softwares dessa categoria para a empresa Microsoft, produtora do software chamado Internet Explorer.
A Guerra do Browser resultou em uma grande e importante reversão de um software para o outro, além de gerar projetos como o Mozilla e o Opera.
História dos principais Navegadores
Tim