ATPS
INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE E PATRIMÔNIO
Objetivo da Contabilidade: é uma ciência social que utiliza métodos quantitativos (porém não é uma ciência matemática e nem exata) e que surgiu da necessidade dos donos de bens de patrimônio para controlar as riquezas.
O principal objetivo da Contabilidade é a “tomada de decisões”
A Contabilidade possui objeto próprio, ou seja, o patrimônio das entidades e que se define como um conjunto de direitos e obrigações.
Direitos -> Todos os valores que as empresas ou pessoas tem a receber de terceiros (ex. em uma empresa o direito mais comum é de receber o resultado das suas vendas a prazo). São as duplicatas, promissórias, alugueis.
Obrigações -> São as dívidas que se têm de terceiros (ex. em uma empresa a obrigação mais comum é a compra de mercadorias ou contratação de serviços a prazo). São os salários a pagar, impostos, financiamentos, encargos sociais a pagar, aluguéis a pagar.
Balanço Patrimonial = Bens e direitos, obrigações exigíveis.
PATRIMÔNIO
ATIVO
Bens e Direitos
PASSIVO
Obrigações Exigíveis
Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa ou empresa, avaliado em moeda.
Patrimônio Líquido (Situação Líquida) = Valores totais do Ativo – (menos) os valores totais do Passivo.
Bens -> objetos que são capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica. Ex. Bens de uma empresa.
Direitos -> Valores que as empresas tem para receber de terceiros. Podem ser originados de vendas de mercadorias, bens ou serviços a prazo. Ex. Venda de um computador no cartão de crédito.
Obrigações -> Valores que a empresa tem para pagar a terceiros. Podem ser originados de compra de mercadorias, bens ou serviços a prazo. Ex. Compra de tecido para fazer calças.
Ativo = é o conjunto de bens e direitos à disposição das empresas e sobre as quais ela tem controle. Um item do ativo é registrado pelo seu preço de aquisição/fabricação (custo histórico ou