atps
Este trabalho tem por objetivo apresentar teóricos que contribuíram para o desenvolvimento da pedagogia e da educação. São eles: B.F Skinner, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon, a teoria da Gestalt, e Sigmund Freud.
Em seguida criamos um roteiro de perguntas que serão feitas em campo para professores, com o objetivo de verificar se as teorias desenvolvidas pelos pensadores se aplicam na prática educacional.
1.1 Skinner – Condicionamento e Aprendizagem
Behaviorismo ou Comportamentalismo
Principais conceitos
Burrhus Frederic Skinner (1904/1990)
Sua teoria é o comportamentalismo operante. Seu significado resulta na convicção de que os comportamentos podem ser governados.
Postura do professor e sua relação com o aluno
A parte mais importante na educação é o professor, e ele deve ensinar os alunos a estudarem, o professor deve ainda estimular o aluno de forma positiva, os reforços negativos como o castigo de forma verbal ou físico não demonstram resultados positivos.
Visão pedagógica sobre a aprendizagem
O melhor processo para favorecer a aprendizagem do aluno é o reforçamento pelo sucesso em sua capacidade de operar no meio, isso significa que o professor deve usar sua aprovação para impulsionar os alunos para aprender.
Metodologia de ensino
Para ele a programação do ensino deve ser feita por etapas de forma sequencial, o aluno deve estudar individualmente, com material que já foi preparado seguindo seu próprio grau de amadurecimento para que os objetivos sejam alcançados.
Formas de Avaliação
O professor deve organizar as atividades, especificar o que os alunos devem fazer e de que forma, estabelecer qual objetivo a ser alcançado. Dessa forma é fundamental a avaliação e a revisão das atividades de acordo com esses objetivos.
1.2 Teoria da Gestalt
Principais conceitos
A Gestalt busca entender o comportamento em sua totalidade e entender a percepção humana, ela se opõe ao Behaviorismo e