ATPS
Curso: Ciências Contábeis - 6º Semestre
Disciplina: Gerenciamento estratégico de custos
ATPS CUSTOS E FORMAÇÃO DE PRECOS
Passo Fundo, 26 de Novembro de 2013.
Modelos de custeio, sistemas de redução de custos e aumento da produtividade
Método indireto:
Aplicado em empresas em que a produção se desenrola de forma contínua , não é economicamente viável a individualização dos produtos durante as fases de fabricação. Por este método, as matérias-primas vão sendo consumidas e transformadas ao longo dos períodos por cada ordem de fabricação, pelo que se aguarda o final do mês para se conhecerem os respectivos custos que, divididos pelos produtos fabricados no mesmo período, se obtém o custo unitário.
Método misto:
Este método aplica-se nas empresas que, até certa fase do processo, têm um regime de produção contínua, e, nas fases seguintes, individualizam os custos de fabricação.
efectivamente suportados pela fabricação.
2.1.2
O método indirecto ou de custos por processos
Nas empresas em que a produção se desenrola de forma contínua ou por séries de produtoshomogéneos, não é economicamente viável a individualização dos produtos durante as fases defabrico, pelo que o custo industrial dos produtos fabricados é feito de acordo com o métodoindirecto ou de custos por processos.Por este método, as matérias-primas vão sendo consumidas e transformadas ao longo dos períodos por cada ordem de fabricação, pelo que se aguarda o final do mês para se conhecerem osrespectivos custos que, divididos pelos produtos fabricados no mesmo período, se obtém o custounitário.
2.1.3
O método misto
Este método aplica-se nas empresas que, até certa fase do processo de fabrico, têm um regime de produção contínua, e, nas fases seguintes, individualizam os custos de fabricação. Para o primeirocaso, utiliza-se o método indirecto e, para o segundo, o método directo.
MMétodo de custeio ABC.
Salienta-se como