atps
Nesse conceito nos é apresentado de forma geral como organizar, recolher, descrever ou até mesmo interpretar um conjunto de dados.
A estatística descritiva tem como método principal a introdução de quantidades para que seja de certa forma organizada, ou seja, introduzem um grupo de informações para posteriormente serem colocadas em ordem.
Para ser efetuada a análise de dados utilizamos como ferramentas tabelas e gráficos, onde descrevemos todo um processo de separação dando ordem ao resultado final, assim nos mostra as anomalias de certo assunto, ou até mesmo a falta ou excesso de dados em determinada área.
EXEMPLO:
IDADE
SEXO
FILHOS
CASADOS
SOLTEIROS
17
F
2
N
S
15
F
2
S
N
18
F
1
N
S
22
F
3
N
S
25
F
0
S
N
14
F
1
N
S
21
F
2
S
N
IDADE
SEXO
FILHOS
CASADOS
SOLTEIROS
14
F
1
N
S
15
F
2
S
N
17
F
2
N
S
18
F
1
N
S
21
F
2
S
N
22
F
3
N
S
25
F
0
S
N
Concluímos que em relação à idade a taxa de gravidez precoce está aumentando, ou seja, os 17 aos 24 pelo menos uma mulher já possui um filho ao menos. Um pouco mais de 50 % das mulheres entrevistadas são mães solteiras, a outras metades optou pelo casamento, apesar da gravidez ser precoce.
Sendo dentro dessa entrevista apenas uma mulher com idade um pouco mais avançada casada e ainda sem filhos.
ETAPA 2
Passo 1
Medidas de posição e medidas de dispersão são utilizas para caracterizarem a distribuição graficamente.
Medida posição: É a medida mais simples a ser utilizada, somam as observações e divide pela quantidade de dados dando assim o resultado de certa análise.
Formula aritmética:
X= £ xi / n
Medida de dispersão é utilizada para dar grau de variabilidade ou dispersão de valores, dando assim a média dos dados analisados.
Formula