atps
LETRAS
PSICOLOGOGIA DA EDUCAÇÃO
ETAPA 01 Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico vienense que alterou radicalmente a maneira de pensar a vida psíquica. Freud também fundou a teoria da psicanálise durante o século XIX para o século XX. Pretendia ele, com essa teoria estimular o pensamento e derrubar os preconceitos. No entanto, Freud não tinha a intuição de ser convicto em sua teoria.
A psicanálise como outras também é uma teoria científica, que surge influenciada pelas as condições de vida social, com seus aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais. São produtos históricos resultante da criação do homem, advindo altera radicalmente o desenvolvimento do conhecimento. A teoria de Freud é usada como um método de investigação teórico e prático profissional. A psicanálise enquanto teoria caracteriza-se como um conjunto de conhecimentos sistematizados no processo de funcionamento da vida psíquica. E o processo de investigação prático profissional resulta-se numa busca pelo autoconhecimento e pela a cura. “Resumindo a teoria psicanalítica centralizaríamos no ‘inconsciente”. Em 1900, Freud apresenta uma nova teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico. Nessa teoria, ele ostenta três existências nos sistemas de instancia psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.
O consciente é o conjunto de conteúdo que não estão presentes na consciência.
O pré-consciente é um sistema permanente de conteúdos que ficam acessíveis a consciência, ou seja, aquilo que não está na consciência no determinado momento, mas que estar no seguinte momento.
O inconsciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Ou seja, a consciência é um fenômeno perceptivo, principalmente a percepção do mundo exterior, como a atenção e o raciocínio. Freud com suas investigação faz a descoberta da sexualidade infantil, pensamentos e desejos reprimidos pelos de ordem