Atps
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PEDAGOGIA
TEORICOS CLASSICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO.
NOME DO ALUNO-Maria Cecília Mendes Escobar RA: 4351862895
NOME DO ALUNO-Elizabete de Almeida RA: 3826702888
NOME DO ALUNO - Débora C. C.B Santos R.A: 4311792816
NOME DO ALUNO: Roberta Silva Jorge R.A: 3806613992
INDAIATUBA
2012
Introdução
A educação sempre foi um tema muito discutido, em vários campos de atuação dos pesquisadores, filósofos e psicólogos. Além de ser fonte de estudo de diversos teóricos.
Muitas vezes essas discussões e estudos não ocorriam de forma direta. Ou seja, alguns psicólogos criaram teorias a respeito do desenvolvimento, da maturação e da inteligência da criança, influenciando assim a educação e suas transformações, o que possibilitou a criação de novos modelos de escola e currículos pedagógicos.
A psicologia contribuiu muito para que a educação não fique a mercê de conceitos antigos. E a escola que não se adaptar a essa não realidade de sociedade, não sobrevive.
Ao pensar em estudar a matéria de psicologia, não se pode deixar de pensar de estudar 4 grandes pesquisadores, que de alguma forma contribuíram para as teorias citadas acima.
Esses pesquisadores serão apresentados nesse presente trabalho, são eles: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky.
Sigmund Freud
Nasceu onde hoje é denominada Republica Tcheca, na data de 06/05/1856, em 1860 precisou mudar-se com sua família para Viena.
Formou-se em medicina na Universidade de Viena, e passou a realizar pesquisas em um laboratório de neurofisiologia.
Freud se interessava muito pela mente humana, e como esta funcionava. Por meio de suas parcerias ele criava maneiras de ajudar as pessoas. Um método que chamou muito sua atenção foi o uso da hipnose em pacientes que possuíam algum tipo de trauma. Seu primeiro contato, com esse método, se fez