Atps
Passo 1
Não se sabe ao certo quando foi utilizada uma equação polinomial pela primeira vez. Acredita-se que o primeiro registro da equação polinomial do 2º grau foi feito por um escriba, em 1700 a.C. aproximadamente, em uma tábua de argila, através de palavras e que fornecia somente uma raiz positiva. No decorrer da história vários problemas envolvendo equações polinomiais instigaram a curiosidade de grandes matemáticos como Nicoló Fontana (Tartáglia), Ludovico Ferrari, Isaac Newton, dentre muitos outros. O modo como foi descoberta a resolução da equação de 4º grau é bem curiosa. Antigamente eram comuns disputas entre matemáticos, nas quais se trocavam desafios. Em um dessas ocasiões, certo matemático submeteu Gregori Cardano (grande “escritor” de matemática da época) a uma questão que envolvia uma equação de 4º grau.
Após várias tentativas sem êxito, Cardano passou a questão ao jovem Ferrari que, num lampejo de gênio, encontrou o método geral para a solução das equações de 4º grau, que foi publicado por Cardano no maior compendio algébrico da época: Ars Magna. Os polinômios são expressões algébricas cuja forma canônica é: a0xn + a1xn-1 + a2xn-2 + ... + an-1x + an, (n natural, e ai ∈ IR, para todo 0 ≤ i ≤ n).
O maior expoente (n) da incógnita de uma expressão algébrica em sua forma canônica é dito grau do polinômio. Exemplo: a equação polinomial x³ + 6x² - x + 3 é de terceiro grau, pois seu maior expoente é 3. Os números a0, ... , an são denominados de coeficientes do polinômio e o termo a0 de coeficiente constante (ou termo independente). Outra definição interessante é que equações envolvendo expoentes negativos ou fracionários não são polinômios.
Passo 2
1- Expresse o texto por meio de uma relação. Dê o domínio e a imagem e uma fórmula, quando possível: Uma costureira recebe R$ 2,00 por blusa que costura. O seu salário mensal s está determinado pelo número de blusas n que costura. Ela consegue