Atps
Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor.
Segundo Dornelas quando se compara o papel e função do administrador com o do empreendedor vemos muita semelhança entre ambos, isto é, o empreendedor é um administrador mais com alguns pontos convergentes em relação à média dos gerentes ou executivos, pois os empreendedores são mais visionários do que a maioria dos gerentes comuns.
O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações. Ele é uma pessoa que tem coragem para ousar. Talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma idéia nunca vista antes.
Todo empreendedor precisa ser um bom administrador para poder tomar as decisões adequadas. Por outro lado, nem todo administrador possui as habilidades e os anseios dos empreendedores, por mais eficaz que seja o administrador em realizar o seu trabalho. O empreendedor vai além das tarefas normalmente relacionadas aos administradores, tem uma visão mais abrangente e não se contenta em apenas fazer o que deve ser feito.
Em nosso grupo todos consideramos já termos algo de empreendedorismo no ambiente em que trabalhamos e isso é interessante, pois, por menor que seja nossa índice de conhecimento, pudemos ver que cada um, como no PLT mesmo destaca, já nasce com certa facilidade, apenas uns mais e outros menos. Então para aqueles que detêm o conhecimento de seu funcionamento e do como interagir com as demais pessoas na corporação têm mais chances de programar projetos inovadores.
Eles se diferenciam também na maneira com que trabalham: o administrador trabalha em base de diretrizes, cultura, paradigmas e outros fatores na empresa que trabalha e o empreendedor trabalha mais com a criatividade, aprendizado e outros fatores no ambiente de mercado.
De modo geral, o administrador tem a formação para