Atps
CURSO: PEDAGOGIA
Disciplina:
A ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL
Giuvana Lucindo Dias Ra 420545
Karine Isminy Fogassa Cabral Ra 424563
Rafaela Roberta dos Santos Ra 427452
Thais Gomes De Almeida Ra 426578
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Profº. Djalma Silveira
Tutor a Distancia: Adriana Aparecida Barbosa Zanelatto
Naviraí-MS 24/04/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa analisar e debater, de acordo com o material visto em sala de aula e nos textos pesquisados, se há uma única estrutura de Ensino no Brasil e suas incumbências.
Vamos analisar também o regime de colaboração instituído no Artigo 211 da Constituição Federal e pelo Artigo 8 da Lei n. 9.394/96 que referem-se à União, ao Distrito Federal, aos Estado e aos Municípios.
Serão abordadas nesta atividade algumas alterações na Constituição Federal de 1988, com relação ao existente sistema educacional brasileiro. Não apenas com mudanças de terminologias, como também por questões mais fundamentais, como a noção de sistema e sua abrangência nas diferentes esferas administrativas.
Esta pesquisa tem a importância de levar a compreensão de como atuar com eficácia e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, bem como participar da gestão das instituições em que venhamos a atuar como estudantes e profissionais, além de ampliar o conhecimento de cada um sobre o tema.
DESENVOLVIMENTO
O significado de sistema vai além de um conjunto de escolas e o órgão administrador que as comanda. A organização da educação escolar nacional faz-se pelas esferas administrativas, ou seja, pela união, pelos estados e distrito federal e pelos municípios. Um sistema supõe então, um conjunto de elemento, de unidades relacionadas, que são coordenadas entre si e constituem um todo.
Essa característica presume a existência