atps
Itapecerica da Serra/SP
Pedagogia
ATPS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Atividades Práticas Supervisionadas, entrego como requisito para conclusão da disciplina “Educação de Jovens e Adultos”, sob a orientação da tutora presencial Profa. Natália Cunha e tutor a distância Prof. Msc. Djalma Silveira.
Este relatório visa fundamentar os principais objetivos da Educação de Jovens e Adultos buscando elementos históricos para entender a situação atual procurando explicitar suas concepções refletindo criticamente sobre a prática pedagógica na escola, como o professor deve atuar para que haja aprendizado significativo e de qualidade e saber quem são os sujeitos do EJA e o que eles procuram e esperam da escola.
COMPETÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A história da Educação de jovens e adultos no Brasil deve ser entendida como um processo educacional que está ligado ao cenário econômico, politíco, social e cultural.
A partir do século XX se começou a pensar na Educação das pessoas que ainda não tinham acesso a escolaridade, na época do Brasil colônia os jesuítas começaram a catequizar as nações indigenas, já no período do Brasil Imperial de 1822 a 1889 foram criados cursos noturnos para adultos do sexo masculino. Mas, foi a partir de 1940 que começou a se constituir como política educacional com várias campanhas marcadas por movimentos sociais e iniciativas de orgãos privados e públicos que decidiram enfrentar o problema do analfabetismo das camadas populares da nossa sociedade que por inúmeros motivos não tiveram acesso a lingua e ao conhecimento tirando assim o seu direito de cidadão autonomo, ganhando maior espaço a partir de 1990.
Um fato agravante no que diz respeito à educação é a má distribuiçao de renda, pois, grande parte da população ficou restrita aos centros urbanos trabalhando no campo e entendia que não havia necessidade de estudar. Devemos lembrar aqui dos negros escravizados, das