Atps
F 1.1 – Esquema de um sistema operacional.
Sua complexidade varia conforme o sistema que esta suportando. Por exemplo, os computadores de um avião, dos equipamentos de um centro médico ou mesmo os computadores de um grande centro de pesquisa possuem instruções muito complexas pelo tipo de trabalho que realizam. Computadores que controlam a entrada e saída de um estacionamento, computadores de um sistema de segurança residencial e um simples celular possuem determinadas funções a ser executado o que torna seus sistemas com instruções menos complexas. No mercado existem variados tipos de sistemas operacionais como podemos ver a seguir:
• RTOS (Real Time Operating System). Esse é um tipo de SO utilizado para controlar maquinas equipamentos científicos e computadores industriais. Normalmente não possuem interface junto ao usuário, pois executam minuciosamente determinadas funções que necessitam de alta precisão.
• Monousuário, mono-tarefa – Esse é um tipo de SO que foi desenvolvido para que possa ser utilizado por um usuário por vez para que esse possa desenvolver uma determinada tarefa por vez.
• Monousuário, multi-tarefa – Esse tipo de