Karl marx
Karl Marx é um dos pensadores mais privilegiados de todos os tempos. Ele pertence ao seleto grupo de homens que mudaram o mundo. Suas ideias modificaram a forma como vemos nossas relações econômicas, sociais e culturais. Além de mudarem nosso entendimento da história da humanidade, elas também foram colocadas em prática e ajudaram a construir uma nova história.
Durante o século 20, uma boa parte das propostas econômicas e políticas de Karl Marx foram implantadas em quase um terço do planeta. Ainda que não seguindo exatamente a receita à risca, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e países da Europa Oriental viveram sob a chamada doutrina marxista por dezenas de anos. Mas a abolição da propriedade privada e das classes sociais em busca da justiça social trouxe efeitos colaterais que parecem não ter sido previstos por Marx, como o totalitarismo, a estagnação econômica e a perda das liberdades individuais.A experiência marxista na prática fracassou na maioria dos países em que foi implementada. Mas a contribuição do pensamento de Karl Marx tem sido fundamental para compreendermos de forma crítica como o mundo funciona, principalmente sob o ponto de vista econômico.
Vida de Karl Marx
Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. . Estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, em 1841, com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro. Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades.
Marx foi o segundo de nove filhos, de uma família de origem judaica de classe média da cidade de Tréveris, na época no Reino da Prússia. Sua mãe,